“Descobrimos uma relação clara entre o facto de se comer frequentemente peixe e resultados (de QI de adolescentes) elevados”, comentou, em comunicado, Kjell Torén, que conduziu o estudo para o Hospital Universitário Sahlgrenska de Gotemburgo.
O peixe é uma fonte de ómega-3, ácido gordo cuja importância para o desenvolvimento e o funcionamento cerebrais foi demonstrado.
Vários estudos mostraram também que comer peixe durante a gravidez favorecia o desenvolvimento intelectual do feto ou que o consumo do peixe atrasava o declínio neuronal entre as pessoas idosas.“Sabíamos já que o peixe tinha um efeito nos cérebros dos recém-nascidos e das pessoas idosas, mas constatamos agora que isso tem um efeito sobre os cérebros sãos das crianças”, declarou Aaberg.